Cerca de cem estudantes manifestam desde o início da noite desta segunda-feira na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Eles estão dentro da universidade e planejam sair em passeata. Sete viaturas da Polícia Militar estão no local.
Mais cedo, os manifestantes fecharam a abriram alternadamente a rótula na frente da Udesc, localizada no bairro Itacorubi. Houve congestionamento por alguns minutos, mas logo a interdição foi contida, segundo a PM.
21h — Os manifestantes saíram na Udesc e tentam seguir pela calçada da avenida Madre Benvenuta, mas a PM está impedindo a passagem
21h09min — Estudantes tentam mas não conseguem seguir pela avenida (sentido Centro). Há confronto na tentativa de conter os manifestantes e um deles foi atingido por spray de pimenta.
21h29min — Os estudantes continuam na frente da Udesc sem conseguir seguir pela calçada. O comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Newton Ramlow, diz que não houve violência e estão sendo utilizadas apenas “técnicas de intimidação”.
21h35min — Três manifestantes foram detidos pela polícia
21h48min — Os estudantes estão reunidos na frente da Udesc em assembleia. Após confronto com a PM, eles discutem se o movimento continua nesta segunda e que providências serão tomadas.
21h54min — Até agora, quatro manifestantes foram presos e encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro.
23h15min — Os manifestantes se dispersaram perto das 22h15min. Advogados do Passe Livre estão na delegacia para tentar liberar os estudantes detidos.
Nesta terça-feira os estudantes farão panfletagem nas ruas e manifestações descentralizadas. O grande ato contra o aumento da tarifa está marcado para quarta-feira.
Disponível em: DC
____________________________________________
Hoje pela manhã aconteceu um debate online entre lideranças estudantis e do MPL com o Vice-Prefeito. O debate terminou as 11:18hs. Acompanhei o debate sem participação direta e o que pude observar é o esvaziamento de propostas concretas por parte do município, além disso o Vice-Prefeito foi soberbo e xenófobo ao sugerir que os contrários retornassem ao seus lugares de origem, Pode?
De resto ficou o tempo inteiro fazendo propaganda da administração e justificando a atitude truculenta da Policia Militar do estado.
___________________________________________
[ Floripa] Relato sobre o ato no aumento das Tarifa
June 01, 2010
(22h38min): Após o surgimento do chefe do departamento de História, da diretora de pesquisa da FAED e da diretora geral da FAED, a polícia recuou. Os manifestantes foram aos poucos dispersando para suas casas. No total, 6 foram detidos durante o ato. Não sabemos se todos já foram soltos ainda. A manifestação já dispersou. Não é necessário mais ninguém se encaminhar pra lá.
[21h] Cerca de 100 manifestantes estão cercados pela polícia na área em frente a UDESC, em frente a ESAG.
NINGUÉM está podendo dispersar! A polícia está querendo prender TODOS e TODAS!
É importante que todo mundo fique atento e divulgue mais uma ação arbitrária da polícia militar de santa catarina.
Todo apoio possível é preciso!
Quem puder ir pra lá colaborar para a resolução desse entrave, vá. A situação relatada é bem tensa!
Polícia Militar de Santa Catarina invade Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, e prende manifestante de maneira arbitrária. A repressão vem crescendo de forma brutal e sem escrúpulos nas manifestações contra o aumento. Esta segunda passada foi mais um dia da falta de controle que a Polícia vem tendo.
Disponível em: http://tarifazero.org/2010/06/01/floripa-relato-sobre-o-ato-contra-o-aumento-nas-tarifas-31-de-maio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário somente será publicado se estiver dentro do contesto desta publicação.