OS FILMES ESTÃO LIBERADOS PARA SEREM ASSISTIDOS NO VK.COM - mas vc terá que se cadastrar na rede social russa - DIVIRTA-SE...

sábado, 20 de dezembro de 2014

Assistir A Conquista da Honra / Cartas de Iwo Jima (2006) Legendado - 2 FILMES


Disposto a rodar um filme abrangente sobre a Segunda Guerra Mundial, Clint Eastwood ousou e resolveu fazer não um, mas dois longas sobre o assunto. Um deles, A Conquista da Honra (2006), abordando o lado americano, enquanto que outro, Cartas de Iwo Jima (2006), falando sobre o olhar japonês sobre o mesmo conflito. 

Como proposta, os dois filmes são complementares. Entretanto, em matéria de qualidade há uma diferença considerável entre eles. Enquanto A Conquista da Honra em certos momentos derrapa no patriotismo americano, Cartas de Iwo Jima consegue capturar com fidelidade o espírito de honra e devoção característicos do povo nipônico. 

Tamanha diferença foi espelhada também no Oscar, onde Cartas de Iwo Jima ganhou o prêmio de melhor edição de som e foi indicado em outras três categorias (melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original), enquanto A Conquista da Honra teve apenas duas indicações (melhor som e melhor edição de som). 

sinopse:
Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.

ASSISTIR A CONQUISTA DA HONRA



Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. 

Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. 

Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

ASSISTIR CARTAS DE IWO JIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário somente será publicado se estiver dentro do contesto desta publicação.