A favela Cantagalo (Enseada, Guarujá), tem sido uma pedra no sapato da especulação imobiliária na cidade. Com a copa do mundo e promessas de obras faraônicas (túnel Santos-Guarujá, Aeroporto Municipal em Guarujá, expansão do Porto de Santos), vários bairros em toda a baixada Santista têm sido ameaçados de despejo e/ou atacados. Incêndios criminosos na Alemoa/Santos em 2006, na Vila Telma/Cubatão em 2010, em Conceiçãozinha/Guarujá em 2012, todos em áreas cobiçadas por empresas portuárias, além de programas de "remoção" (como nos bairros Cota em Cubatão), em que os moradores são "convidados" por assistentes sociais enviados pelas prefeituras a deixar os barracos em troca de mixarias ou com promessas de "conjuntos habitacionais" que nunca saem do papel e cujo número de vagas é menor do que os de famílias nos bairros. 


Esses programas das prefeituras têm sido feitos por esses policiais sem farda que são os assistentes sociais por elas enviados.Quando muito, dão um "auxílio-aluguel" bem inferior ao custo dos alugueis na região.Com a conversa do pré-sal, a expansão portuária e outras coisas, só nos últimos 4 anos em áreas de periferia os alugueis subiram entre 200 e 350%.Nos tais "conjuntos habitacionais", onde falta de tudo, de esgoto encanado a fiação elétrica, os moradores são obrigados a pagar, por vários anos, uma "taxa simbólica" em muito superior aos recursos dos quais dispõem.Exemplo disso é a Vila Pelé, em Santos onde há rachaduras nas paredes dos edifícios e a caixa d'água desabou. Em Praia Grande, outro conjunto da CDHU apresenta vazamento de esgoto desde quando foi inaugurado. Em grande maioria, os moradores são desempregados ou têm uma vida financeira extremamente instável, graças às condições que lhes são impostas. 

O que acontece é o de sempre: os titulares dos imóveis vendem a casa para alguém "menos pobre"(são proibidos de alugar os imóveis) e com o dinheiro, compram um barraco e voltam para a favela.A tal de "taxa simbólica" é impagável para muitos. 

Em Guarujá, em um bairro chique como Enseada (onde até artistas de televisão têm imóveis a beira-mar), comunidades e favelas como Vila Baiana, Barreira, Vila Rã e atualmente Cantagalo, têm sido obstáculos aos grandes ladrões do setor hoteleiro, comercial e turístico, que ganham todo tipo de benefício de todos os prefeitos que entram - alguns desses prefeitos, como a atual demagoga Antonieta(PMDB/PT), eram oposicionistas aos governos anteriores. 

Os políticos e a elite do Guarujá nunca gostaram de Cantagalo. A comunidade, encravada em uma área rodeada de apartamentos luxuosos- a grande maioria vazios, já que são os apartamentos de veraneio de magnatas do país inteiro, só ocupados nas férias de dezembro-janeiro - é vista como uma grande ameaça à especulação imobiliária, ramo mafioso de negócio que cresce como nunca em todo o litoral de SP. 

Em 2006-2008 o então prefeito Farid Said Madi (PDT) já havia mandado demolir as residências, na mesma época em que concedia terrenos para Porto Nobara,uma empresa também mafiosa que pretende instalar um terminal em Guarujá ao custo de destruir bairros inteiros, inclusive bairros mais antigos e consolidados.Farid Madi, como todos sabem, era o prefeito envolvido com o crime organizado e o contrabando, que desviou muito dinheiro para Dubai e que ganhou muito dinheiro concedendo as áreas das empresas TGG, TERMAG/BUNGE E SANTOS BRASIL(antigos Tecom e Tefer, na margem esquerda do Porto de Santos).Essas empreas foram as maiores interessadas em sua campanha para prefeito e também na da sua esposa, Haifa Madi, para o cargo de deputada estadual. Hoje, os dois tentam posar de oposição, dizendo que fariam diferente com as favelas que no fundo, odeiam. 

Na época em que a comunidade foi atacada, por vários dias os capangas de Farid ameaçaram os moradores, a 2 dias da invasão policial, tentaram cortar luz e água da comunidade, que resistiu e os expulsou. Tal e qual ocorreu no Pinheirinho (São José dos Campos), todos consideravam que a guerra havia sido ganha, e dias depois, os barracos foram demolidos, e os moradores (incluindo crianças), agredidos pelos facinoras da polícia militar e da guarda municipal. 

Maria Antonieta de Brito (PMDB, PT), que encarnou na cidade o mito do "trabalhador no governo"(era professora antes de entrar na política), papel teatral tão bem feito por Lula e Dilma, prometeu aos despejados não só moradia, como através do jornal Voz do Litoral, estimulou uma campanha de denúncias sobre o ataque levado adiante por Farid. 

Antonieta o tempo todo é e sempre foi a testa de ferro da família Mariano, quadrilha ligada ao ex-prefeito MAUrici Mariano, coronelista, mafioso e clientelista: prefeito biônico no regime militar (anos 80) e depois eleito para mais dois mandatos (1996-2004), Maurici era no Guarujá o que Antônio Carlos Magalhães foi na Bahia (tanto que morreu no mesmo dia que ele). Farid era integrante da mesma oligarquia, mas querendo ganhar sozinho, brigou com seu padrinho Maurici e conseguiu eleger-se prefeito em 2004. 

Com um discurso sempre hipócrita, assistencialista e com todo tipo de demagogia, Antonieta, que no fundo representava a volta de uma velha quadrilha ao poder, fez, como todo e qualquer político a propaganda de que seria o paraíso na terra se ela fosse eleita, prometeu moradia, fim da corrupção e tudo mais. 

Tão logo eleita e sentindo o cheiro do poder, não tardou a enriquecer a mão que a alimentou: especuladores imobiliários, Translitoral (a quadrilha dos transportes que sangra os trabalhadores da cidade há quase meio século), Constran, Terracom, setores ligados ao fanatismo religioso (que se sentiram no céu com o dinheiro que ela lhes deu para fazer campanha para ela). 

Após anos de incompetência, dilapidação da cidade e piora da vida da população mais humilde e trabalhadora, ela se recandidatou em 2012 sendo reeleita, porque representava a "santa" candidata contra o malvado e abertamente corrupto Farid, que ameaçava ganhar.Para isso, acelerou várias obras (isto ela aprendeu com Maurici), faltando 2,3 meses para as eleições para poder mostrar serviço aos idiotas que a idolatram. 

Reeleita, iniciou uma série de medidas contra a população da cidade, as mais famosas são: 

* perseguição aos quiosqueiros na Enseada; 

* criação de uma "força-tarefa", formada por Polícia Militar, Guarda Municipal, funcionários da prefeitura e outros comparsas para atacar festas nos bairros de Vicente de Carvalho: concentrações de jovens tem sido dispersadas a tiros, com meninas menores de idade sendo arrastadas no chão pelos cabelos e jogadas nas viaturas - tudo isso com apoio e acompanhamento da prefeita; 

* ataques aos moradores da Prainha Branca (tradicional área caiçara de pescadores, um verdadeiro reduto ecológico na cidade, e um dos povoados mais antigos), com demolições de casas. Houve enfrentamento e bloqueio de ruas há 2 semanas e meia atrás.A prefeita disse ser uma "área de preservação" onde não pode haver barracos, mas há mansões como a do ex-deputado Evandro Mesquita (PMDB), que a prefeitura nem de longe toca.O próprio ex-deputado mandou, há alguns dias grupos de extermínio infiltrarem a comunidade para ameaçar moradores que lembraram do fato. A prefeita disse que iria tentar "sensibilizar" o ex-deputado, enquanto para os moradores pobres e trablhadores da região ela usa a sensibilização das bombas de gás, tratores, cachorros, helicópteros e cavalaria; 

* E por fim, os recentes ataques a favelas (CANTAGALO É O ALVO PRINCIPAL!), como por exemplo, a desocupação violenta de um conjunto habitacional em maio de 2012 no bairro do Morrinhos. Os edifícios foram construídos em 2004 e nunca foram entregues. Já danificados, vazios, com risco de demolição, foram ocupados por favelados da região e a meretriz-chefe da cidade mandou a PM atacar os moradores. Alegando falta de condições habitáveis nos imóveis, a prefeitura agora diz que vai mandar demolir...prédios que foram construídos e nunca foram habitados. Quanto as máfias da construção civil ganharam e vão ganhar nesta brincadeira? 
= = = = = = = = = = = = = = = = 

No último sábado (26), novos barracos foram erguidos na comunidade do Cantagalo. A prefeitura ameaçou, dizendo que se trata de "área de preservação". Mas que só é "de preservação" quando tem trabalhador morando, depois de esvaziada é dada a algum empresário amigo do ramo imobiliário ou turístico. Assim tem ocorrido em toda a região. Em 2010 a comunidade Jardim dos Pássaros no Jardim São Rafael (Bertioga) foi riscada do mapa por ter cometido o "crime hediondo" de erguer barracos em frente à praia, ao lado das mansões.A cidade é palco de todo tipo de grilagem (feitas pelo ex-prefeito Lairton Goulart, por Adiel, por Ribas Zaidan do PSDB, dono do monopólio de comunicação "Costa Norte"). Os moradores foram aconselhados a resistir, mas preferiram acreditar na "boa vontade" do prefeito Orlandini (PMDB), que em campanha eleitoral prometeu que não haveria despejo. A mesma turma que hoje lamenta os atos justos e justificados de favelas que partem para a ofensiva e dos rebeldes do Black Bloc, preferem conversar com autoridades que mandam seus "negociadores": com trabucos e tratores. A PASSIVIDADE E O PACIFISMO NUNCA DERAM CASA PARA NINGUÉM!!A não ser para quem manda demolí-las. 
= = = = = = = = = = = = = = = 


No último dia 29, a exemplo das milhares de demolições e despejos ordenados em anos de governo Farid/MAUrici, uma tropa da PM, Guarda Municipal, prefeitura, etc...tentou invadir a comunidade do Cantagalo. EM UMA AÇÃO ESPONTÂNEA, SEM PARTIDOS, POLÍTICOS OU SINDICATOS, os moradores imediatamente pressentiram o perigo, ergueram barricadas e aos gritos de "queremos moradia!" fizeram os vermes recuar. 

Novas ameaças vieram do vice-prefeito da cidade, Duíno Verri Fernandes, um velho capanga da máfia de Maurici Mariano desde os tempos do regime militar, que já violentou funcionárias da prefeitura nos anos 80, e um assalariado da Terracom dentro do governo - foi graças a ele que Antonieta conseguiu o dinheiro da Terracom para financiar suas campanhas, e também graças a ele que qualquer concorrência de obra ou limpeza urbana na cidade a Terracom sempre tem preferência. 

= = = = = = = = = = = = = = = = = 

A prefeita diz que o terreno abandonado durante décadas, que só servia para acumular lixo e fazer desova de cadáver, é de propriedade da prefeitura, e que já entrou com pedido de reintegração de posse no judiciário. O vice-prefeito entrou em contato com o famigerado secretário estadual de segurança pública, Fernando Grella (o mesmo que está mandando matar favelados e estraçalhar manifestantes, mas que reclama dos "violentos" nos protestos), que imediatamente enviou tropas policiais para a cidade, que chegaram ontem. 

A PREVISÃO DOS ATAQUES POLICIAIS CONTRA OS TRABALHADORES (INCLUINDO AÍ IDOSOS, CRIANÇAS, GESTANTES, ENFERMOS) É DE OCORRER NO SÁBADO OU NO DOMINGO, A EXEMPLO DO PINHEIRINHO! 

Novas ocupações ocorreram nos bairros de Morrinhos e Santo Antônio, que provavelmente poderão ser alvo de ataques. Na última terça, os meganhas também tentaram entrar na ocupação em Morrinhos (se a coisa em Cantagalo desse certo), mas abortaram a operação. 

ESSA NOTÍCIA PRECISA SER DIVULGADA E AS COMUNIDADES EM LUTA PRECISAM DE APOIO DENTRO E FORA DE GUARUJÁ!!! 

ORGANIZAR A AUTO-DEFESA E CONVOCAR TODO TIPO DE APOIO À OCUPAÇÃO!!! 

SOMOS TODOS CANTAGALO!